Na última terça-feira, dia 25/02, foi diagnosticado o primeiro caso de COVID19 no Brasil. Trata-se de caso importado, em morador de São Paulo que retornou recentemente da Itália. Ainda não há transmissão sustentada em território brasileiro, embora certamente isso ocorrerá em breve.
Não há, entretanto, motivo para pânico. É necessário considerar que:
Ocorreram nos últimos anos várias outras epidemias semelhantes por coronavírus, como a SARS e a MERS, ambas com vírus de maior letalidade que o COVID19;
A letalidade do vírus é de aproximadamente 3% - ou seja, 98 casos em 100 não levam ao óbito;
A imensa maioria dos casos são leves, passando frequentemente despercebidos ou confundidos com um resfriado comum; os pacientes que evoluem de forma grave, com pneumonia e eventualmente óbito, são pessoas mais suscetíveis: debilitadas, portadoras de outras doenças graves ou idosas.
Ainda assim, é necessário tomar precauções, que devem ser redobradas para as pessoas mais suscetíveis. A transmissão se dá por gotículas, contato direto com saliva e secreções respiratórias de pessoa contaminada ou indiretamente através de superfícies e objetos contaminados. As orientações do Ministério da Saúde para prevenção do COVID19, reproduzidas abaixo, podem ser encontradas neste link (https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus).
”Como prevenir o novo coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Evitar contato próximo com pessoas doentes.
Ficar em casa quando estiver doente.
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.”
A lavagem das mãos deve ser com água e sabão e a desinfecção de superfícies e objetos com álcool 70 graus. Álcool gel pode ser utilizado para a complementação da limpeza das mãos.
Mais informações podem ser obtidas no link citado acima.
LAVORO SAÚDE SAÚDE OCUPACIONAL 28/02/2020