O Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras descartáveis ou caseiras, de tecido, em todas as situações em que pessoas estejam em espaços de uso comum; isso inclui os ambientes de trabalho. Tais máscaras são pessoais e não podem ser compartilhadas em nenhuma hipótese. Não se constituem em EPI, de forma que são admitidas as máscaras trazidas de casa pelo próprio trabalhador e higienizadas por ele.
O uso de máscaras não deve, entretanto, relaxar a necessidade de distanciamento ou isolamento social, principal forma de controle da pandemia, nem as demais medidas de higiene pessoal (lavagem das mãos, utilização de álcool em gel, etiqueta respiratória). Máscaras descartáveis devem ser dispostas no lixo comum quando estiverem úmidas, sujas com secreções ou após 2 horas de uso contínuo. As de tecido, reutilizáveis, também devem ser substituídas com essa mesma frequência, sendo a já utilizada acondicionada em saco plástico para lavagem no domicílio. Recomenda-se lavar com água e sabão após deixar em molho por 30 minutos ou mais em solução de água sanitária (20 ml para 1 litro de água).
É importante lembrar que máscaras tipo PFF2 e N95 neste momento devem ser reservadas para uso dos profissionais de saúde e segurança em razão da sua escassez. Outros profissionais que não estejam envolvidos com o atendimento de pessoas doentes devem utilizar máscaras descartáveis de TNT ou de tecido, O Ministério da Saúde estimula que aqueles que possuam máscaras N95 ou PFF2 as ofereçam em doação às instituições de saúde.
Cada trabalhador deve ter a seu dispor máscaras suficientes para uso durante todo o dia. Em se tratando de máscaras de tecido e considerando a necessidade de higienização de um dia para o outro, o recomendado é que cada um tenha disponíveis 08 máscaras para uso individual. Observar ainda os cuidados necessários para a colocação, utilização e retirada das máscaras de forma a não haver contaminação.
· as máscaras devem ser manuseadas apenas pelos seus tirantes laterais de fixação
nunca tocar a parte frontal da máscara para evitar contaminação
ajustá-la à face de forma a cobrir adequadamente nariz e boca evitando frestas
ao retirá-la, acondicionar em saco plástico para transporte ao domicílio, se reutilizável, ou colocá-la no lixo comum caso seja descartável, sempre sem tocar a parte frontal com as mãos
Dr. José Eduardo Dias Cardoso
LAVORO SAÚDE SAÚDE OCUPACIONAL